Vidas em contos

(por Rita Prates)

Criaturas Comciência

Fui atrás de criaturas disformes, seres sem rostos, corpos retorcidos, figuras do imaginário da artista. A perfeição nos traços das crianças, na beleza suave, juvenil, contrastava com os monstros criados pela nossa mente, pelo nosso medo, pela nossa solidão.

Escutei murmúrios de admiração e indagação… Pessoas procurando entender o que viam através de seus olhares opacos. A imaginação fluía tentando adivinhar o significado de cada escultura: menino abraçado a um monstro com rabo de peixe, um macaco dando de mamar a uma criança, uma menina mutante sentada sozinha e assim por diante.

Observei o tumulto que a exposição causava ao ouvir frases cheias de falsas verdades, perguntas ingênuas sem respostas, que nem o criador saberia dar sobre as suas criaturas. Estavam lá, esculturas espalhadas pelas salas aguardando inquietas expressões de espanto e admiração.

Patrícia Piccinini deixou que a sua imaginação fluísse para despertar, em cada visitante,  reflexões sobre a vida. Percebe-se que ela queria provocar questionamentos sobre a nossa existência: quem somos nós? O que fazemos conosco e com os seres à nossa volta? Como reagimos frente à diversidade? Ela instiga-nos a pensar sobre os monstros que nos rondam e nos acolhem.

O belo e o feio fazem parte de um todo. Os contrastes são cruéis nas formas. A beleza predomina e a feiura sobressai. Porém cria-se uma harmonia entre os dois seres, e os olhares registram apenas o sentimento de cumplicidade e afeto. Esbarramos com  diferenças no nosso dia a dia, nas pessoas, na natureza e nas ações. Julgamos o que é belo e o que é feio e deixamos, infelizmente, de ver a essência de cada um e a beleza das formas disformes.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 10 de janeiro de 2017 por e marcado , , , .
%d blogueiros gostam disto: