Vidas em contos

(por Rita Prates)

Os cabelos das mulheres negras de Nova York

As negras de Nova York são um espetáculo. Não sei descrevê-las de corpo ou de rosto, porém o que me encantou a primeira vista foram os cabelos. Magníficos, divinamente trabalhados como obras de arte.

Fui surpreendida por uma, duas e dezenas de cabelos artisticamente produzidos, iluminando suas áureas e seus semblantes. É tão marcante, que consigo fechar os olhos e vê-las lindas na minha memória.

Umas usam raspar a parte lateral da cabeça, na outra parte fazem um corte sofisticado destacando o volume. Algumas colocam brilhos e outras contas nas pontas.  Vi cortes de cabelo de estilo viking, com tranças cobrindo toda a cabeça, enfeitadas de fitas e tiras coloridas.  Trabalho de horas e horas ou talvez de dias.

Os coques são fantásticos, são obras de artistas. Estão sempre bem armados, trabalhados com pingentes e argolas.  Eles se destacam com seus penteados nas alturas, em camadas ou em forma de cone. Não conseguia deixar de admirá-las, de vê-las desfilar orgulhosas com os seus penteados excêntricos.

Os cabelos anelados, tipo sarara e volumosos são cobertos com arcos, flores e fitas. Crianças e mulheres sabem que chamam a atenção, mas não se importam. Gostam dos seus penteados e delas mesmas. Parecem orgulhosas de poderem mostrar como se sentem, belas e glamorosas.

Para mim, elas são a marca de Nova York, são o pulsar de uma raça que se mostra cultuando o que há de belo. São firmes no olhar, não interessa se são gordas, baixas, altas ou magras, são elas, apenas elas e os seus cabelos produzidos com esmero e muito requinte.

Andei por boa parte da cidade, vi pessoas de várias nacionalidades e de vários tipos de cabelos e cortes. Porém, nenhuma se compara a beleza e a graça dessas mulheres negras quando se refere a cabelo.

Não são os corpos que as fazem brilhar, nem o vestir ou o andar, são os cabelos que as fazem diferentes e maravilhosas, como deusas gregas a desfilar pelas ruas de Nova York.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 20 de setembro de 2016 por .
%d blogueiros gostam disto: