Vidas em contos

(por Rita Prates)

A magia das mãos

A magia das mãos está no toque, não pela beleza das mãos, pela macieza, se são grandes ou pequenas, se tem os dedos longos ou curtos, se são calejadas ou macias, não interessa, o que importa é o que as mãos expressam quando não sabemos o que falar.

Mãos me fascinam pelo que querem transmitir, pelo simples gesto de falarem sem sons, pelo significado de suas frases mudas, mas que dizem tudo quando tocam em alguém,

Chamou-me a atenção para a importância das mãos quando ao final de um show de um cantor famoso vi homens, mulheres, jovens e velhos estenderem as suas mãos para o palco onde o cantor passava, todos queriam tocá-lo com as suas mãos entusiasmadas, queriam um afago, um encostar de peles, de sentirem, mesmo que superficial e rápido o caloroso reconhecimento de sua admiração.

Fiquei observando extasiada aquela cena, o ápice do espetáculo se concretizou neste momento, onde ídolo e admiradores tocavam-se pelas pontas dos dedos, demonstrando o quanto eram importantes um para o outro.

A partir deste episódio passei a observar o quanto as mãos são significativas para todos nos, não só para executar atividades das mais simples as mais complexas, mas a sua grande importância está no psicológico das pessoas quando tocam e são tocadas.

A mão que afaga tem um calor especial, nos transmite tranquilidade, porém a mão fria, distante, dói o coração. A mão submissa, medrosa, sofre por não saber o que esperar da outra.  A mão que escorrega, nega contato, foge do seu dono, afasta as pessoas. A mão que acaricia o outro com ternura, fala de seu amor por todos os dedos e com a palma da mão pressiona suavemente dando-lhe aconchego. A mão que demonstra desejo dedilha pelo corpo do ser amado produzindo sons, levando-o ao êxtase, depois o conforta entrelaçadas e exaustas.

O balé das mãos forma um espetáculo imprevisível, pode afagar como pode punir, pode acalmar como pode fazer sofrer, pode dar prazer como pode provocar dor, pode ser solidário como pode ignorar, pode tudo, trazer ao mundo e enxugar as lágrimas na despedida, não a tendo um toque de mão, não tem nada.

Vi outra cena na televisão que me impressionou, o papa passava dentro de um carro com as janelas abertas e uma multidão de homens, mulheres e crianças queriam tocá-lo, ele como não podia tocar em todos, então fazia o sinal da cruz abençoando-os com suas mãos, que para muitos eram sagradas.

Eram milhares de mãos de todas as idades, cores, tamanhos, calejadas, macias, sonhadoras, sofridas, famintas, esperançosas, todas estavam ali suplicando um simples toque. Pessoas que acreditavam que o tocando se tornariam abençoadas, mais saudáveis, mais resistentes às intempéries da vida e, quem sabe, encontrariam a força e a paz que procuravam.

Enfim, as mãos são mais visíveis que as palavras, é de impressionar como as pessoas têm necessidade do contato das mãos para sentirem algum tipo de conforto tanto espiritual como psicológico. A terapia da curada, a terapia do criar e do fazer acalmar o sofrimento, de trazer energia, de curar muitas dores, sofrimentos e abandonos. Um simples gesto de afeto, compreensão e carinho vindo das mãos transformam muitas pessoas, fazendo-os melhores e mais amados.

 

 

4 comentários em “A magia das mãos

  1. Marcia Froes
    30 de maio de 2016

    Adorei Rita! Maos são poderosas ! Além disso tudo, eu aqui com as minhas faço e aconteço! Abraco- te com os braços , mas como toque, o afago delas!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Wania
    30 de maio de 2016

    Parabéns, Rita: sensibilidade, emoção e entrega!
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  3. vidasemcontosrita
    31 de maio de 2016

    Márcia,
    As suas mãos criam a beleza em cada quadro produzido para encantar.Realmente as mãos são poderosas e divinas.

    Curtir

  4. vidasemcontosrita
    31 de maio de 2016

    Obrigada Wania. Cada conto retrata um pouco da vida de alguém. Ouço com atenção os seus relatos e quando escrevo procuro ser fiel aos detalhes e às suas emoções.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 2 de abril de 2016 por .
%d blogueiros gostam disto: